Faculdade Católica do RN inaugura o Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa

09 de Agosto de 2021


Faculdade Católica do RN inaugura o Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa

CENTRO DE PRÁTICAS MÚLTIPLAS DOM JOÃO COSTA DA FACULDADE CATÓLICA DO RN É INAUGURADO PARA ATENDIMENTO À TODA POPULAÇÃO

 

Na tarde da última segunda-feira, dia 09 de agosto, no local do antigo Instituto Dom João Costa, foi inaugurado o Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa, vinculado à Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, com o objetivo de ser um centro de referência social para atendimentos jurídicos e de saúde à população da cidade de Mossoró e região, sobretudo para pessoas em hipossuficiência financeira, ou seja, que necessitem de atendimento gratuito. Na ocasião, também foi lançada a revista acadêmica Omnia Sapientiae, que terá periodicidade quadrimestral e artigos originais e inéditos. A temática da edição de lançamento se baseia em “Educação e Humanização”, com o intuito de compreender como esses dois conceitos transformam o homem dentro da comunidade em que vive e como é possível perpetuar tais conhecimentos por gerações.

 

A mesa da cerimônia de inauguração foi composta pelo diretor geral da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Pe. Charles Lamartine, o vice-diretor, Pe. Flávio Augusto, o diretor emérito, Pe. Sátiro Cavalcanti, e o diretor administrativo, Pe. Demétrio de Freitas, assim como de membros da Diocese de Mossoró, representados através do Bispo Dom Mariano Manzana. Além disso, também compuseram o dispositivo da inauguração políticos e demais representantes de Mossoró e do estado, como o prefeito da cidade, Allyson Bezerra; a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; o diretor geral do IFRN, Hélio Pinheiro; e as reitoras em exercício da UERN e UFERSA, respectivamente Profª. Fátima Raquel e Profª. Ludimilla Carvalho. A solenidade – sempre respeitando as normas da vigilância sanitária e os protocolos de segurança em razão da pandemia do Covid-19 – seguiu com a apresentação do Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa, de suas funcionalidades e ambientes, bem como homenagens para as equipes responsáveis e incentivadoras do projeto, que possibilitará atendimentos gratuitos e supervisionados realizados por estudantes de cursos como Direito, Psicologia e Fisioterapia da Faculdade Católica.


           

Centro de Práticas Múltiplas, entre memórias do passado e esperanças para o futuro

Em seu discurso de abertura, o diretor geral da Faculdade Católica do RN, Pe. Charles Lamartine, destacou que o momento da inauguração do Centro de Práticas Múltiplas revela o compromisso social da faculdade: “Quando essa faculdade nasceu e quando ela começou a crescer, nós paramos como clero, como diocese, para refletir e pensar qual faculdade nós queríamos. Para nós, só valeria à pena colocar para frente uma faculdade se de fato nosso compromisso fosse não somente de formar pessoas, mas, sobretudo, de preparar seres humanos para um mundo mais humanizado, para um mundo mais próspero em crescimento da dignidade das pessoas.”

 

Nas palavras do vice-diretor Pe. Flávio Augusto, “a Faculdade Católica é um sonho de muitas gerações. Gerações que nos precederam, teceram os fios da História que nós hoje testemunhamos.”, destacando que “O Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa se insere na dinâmica, no sonho sonhado junto, um sonho acalentado por muitas gerações, que reúne em si um passado de memórias e realiza-se hoje como potencializador para um futuro de belas histórias”.

 

Tal pensamento é compartilhado por Pe. Charles, que finalizou dizendo que o seu sonho é fazer crescer a Faculdade Católica do RN: “Hoje é Faculdade Católica, quem sabe daqui a cinco anos já não é Uni Católica do RN? Quem sabe daqui a dez anos já não será Universidade Católica do Rio Grande do Norte? E quem sabe daqui a quinze anos não será a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Norte? Se o Senhor até aqui nos ajudou, a Sua ajuda jamais nos faltará. Que venha com a glória de Deus sempre mais coisas bonitas e belas para que nós possamos crescer juntos”.