APRESENTAÇÃO

A Pesquisa e a Extensão devem ser entendidas como atividades acadêmicas que interagem com os processos de ensino, de modo a contribuir com a formação dos estudantes e estender à sociedade os resultados de seu trabalho acadêmico. Ao possibilitar a articulação da academia com a sociedade, trabalha em prol da promoção da cidadania, da inclusão e do desenvolvimento social. Isso se reflete na formação cidadã e humanista discente e docente, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano, missão primeira da Faculdade.

O Regimento Geral da Faculdade estabelece em seu artigo art. 24 que “A Coordenação de Pesquisa e Extensão é o órgão executivo que promove e superintende as atividades e os serviços referentes à iniciação científica, à pesquisa e à extensão”. O artigo 25 do mesmo regimento esclarece que “os serviços de pesquisa e extensão da Faculdade são:

  • Coordenar projetos de pesquisa em conjunto com o Coordenador de Curso e definir linhas prioritárias de pesquisa;
  • Assessorar docentes e discentes na elaboração de projetos de pesquisa;
  • Elaborar e acompanhar projetos de pesquisa e extensão;
  • Promover congressos, seminários e outros eventos;
  • Incentivar os discentes a participares de projetos institucionais relacionados a pesquisa e extensão;
  • Propor, com antecedência devida, o calendário anual das atividades de pesquisa e extensão;
  • Zelar pela boa articulação entre a pesquisa, a extensão e o ensino de graduação e pós-graduação nas diversas áreas de cursos ministrados pela Faculdade;
  • Representar a Faculdade em atos públicos e nas relações com outras instituições acadêmicas, profissionais ou científicas;
  • Exercer outras atribuições que lhe sejam conferidas ou delegadas pelo órgão superior da Faculdade;
  • Analisar projetos de pesquisa, cursos e atividades encaminhados pelos Coordenadores de Cursos de graduação.

Assim sendo, percebe-se a importância das atividades de pesquisa e extensão no  processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e realimenta o ensino e viabiliza a relação transformadora entre as IES e a sociedade. Este contato com a sociedade, que visa o desenvolvimento mútuo, estabelece a troca de saberes e tem como consequência a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade nacional e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Faculdade. Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria e prática, a pesquisa e extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.

 

ATIVIDADES EXECUTADAS

 

CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO          

No contexto da cultura brasileira contemporânea, o ensino superior tem sua importância, pois é um lugar de produção social do conhecimento. Ou seja, tem um compromisso social com o mundo e uma responsabilidade ética e moral em relação aos sujeitos que aí circulam, sejam na condição de alunos ou de professores. A Faculdade Católica do Rio grande do Norte, através do Congresso, promove discussões, reflexões e novas formas de pensar, estimular o envolvimento da comunidade discente e docente na pesquisa científica, sendo esta fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos. Ressalte-se, ainda, que a Faculdade investe em práticas educacionais que objetivam fomentar no aluno a construção de seu próprio saber, aprimorar suas práticas investigativas, elaborar e executar projetos para o desenvolvimento de conceitos que articulem as dimensões teóricas e práticas.

 

REVISTA ACADÊMICA    

Estimular e divulgar a produção científica da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, bem como de produções científicas de outras IES.

 

TROTE SOLIDÁRIO        

O Trote Solidário integra os alunos calouros e veteranos na comunidade acadêmica, por meio de ações de solidariedade. Destinado a desenvolver habilidades e atitudes favoráveis à inclusão dos idosos do abrigo Amantino Câmara, estimulando-os a uma consciência cidadã para que ajudem outras pessoas e sejam, futuramente, profissionais justos, éticos e solidários

 

CATÓLICA SUSTENTÁVEL

Esse projeto tem o intuito de provocar discussões e intervenções sobre conscientização ambiental pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. O projeto visa criar condições favoráveis para garantir o envolvimento e participação da comunidade acadêmica, utilizando-se para isso de diversas ações que objetivam melhorar a qualidade de vida e orientar o uso racional dos recursos naturais.

 

FALA COORDENADOR: DIÁLOGO COM A COMUNIDADE (RÁDIO RURAL)

O projeto de extensão “Fala coordenador: dialogo com a comunidade” objetiva estabelecer interações comunicativas entre instituição e sociedade, a partir da produção de informações, com foco nos cidadãos. O trabalho de comunicar à sociedade deve primar por uma linguagem acessível e que permita inserir os sujeitos na produção do conhecimento. Por meio da informação, o projeto busca envolver comunidade acadêmica e cidadãos, levando em conta a importância dos projetos no social. O referido projeto se configura como uma das principais ações comunicativas entre instituição e público, refletindo e ouvindo as experiências que envolvem a Católica do RN e a sociedade.

 

PESQUISA NA ACADEMIA: UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR (FCRN/UFERSA);

Pretende-se com esse projeto despertar o desejo de estudantes e professores pela pesquisa científica, uma vez que o mesmo contemplará perspectiva multiprofissional, a que, poderão acessar, ainda dentro da academia, o contato direto com outros tipos de ciência, profissionais, abordagens e outros, que de uma maneira geral podem ser interligados ou não. Despertar nos estudantes e professores o desejo pela produção cientifica, construção de artigos e avaliação cientifica, respectivamente; Ministrar palestras que abordem a temática da residência universitária, bem como, temática da Pós-Graduação.

 

CAFÉ FILOSÓFICO           

Os cafés Filosóficos-Teológicos procuram oportunizar uma pequena pausa para pensar e discutir educadamente temas do universo filosófico-teológico sem o peso de erudição e obscurantismo tantas vezes associada à filosofia e a teologia.  Ele é um local de encontro, estudo, reflexão e debate, que busca lançar olhares por meio da filosofia e da teologia, para temas relacionados à promoção do ser humano, que tem dignidade e não preço. Portanto, o café filosófico-teológico na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte tem como objetivo proporcionar aos alunos da FCRN e ao público em geral, a oportunidade de refletir os mais variados temas de interface entre a filosofia, teologia, ciências sociais e ciências da religião.

 

PREVENÇÃO DE LESÕES E ANÁLISE DO DESEMPENHO CINÉTICO-FUNCIONAL EM JOVENS ATLETAS

Considerando que a fisioterapia é responsável não somente pelo retorno do atleta lesionado à prática esportiva, mas também exerce uma função importante na prevenção de lesões, o projeto de pesquisa: "Prevenção de lesões e análise do desempenho cinético-funcional em jovens atletas" tem como objetivo agregar a fisioterapia às atividades esportivas de jovens atletas em idade escolar através das avaliações de força, postura, flexibilidade, equilíbrio e nível de ativação muscular, além da inclusão de exercícios proprioceptivos na rotina de treinos  e verificar a sua influência no desempenho cinético funcional e na prevenção de lesões desses atletas.

 

PROJETO VIVA RIO BRANCO      

Promover prática profissional aos alunos dos cursos de graduação da FCRN através de recreação lúdica com crianças, atendimento psicológico, avaliação física e orientações fisioterapêuticas à população beneficiada.

 

A PRAIA É PARA TODOS

O Projeto "A Praia é Para Todos" acontece em parceria com o Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e tem como objetivo possibilitar a interação de pessoas com necessidades especiais com a praia, que por sua vez, representa um ambiente agradável, lúdico e por vezes inédito aos participantes. O evento possibilita a realização  de atividades de lazer com o auxílio dos alunos nas  transferência e transporte dos pacientes, além da execução do atendimento de fisioterapia, quando pertinente, no local; favorece o desenvolvimento da auto-estima, autovalorização, auto-imagem; estimula à independência e autonomia; e proporciona experiências que transcendem as limitações físicas.

 

PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS    

Instigar os graduandos mediante o exercício prático profissional supervisionado; Promover saúde através de uma intervenção fisioterapêutica nos participantes; Instigar os graduandos mediante o exercício prático profissional supervisionado.

 

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA PREVENÇÃO AO USO DAS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA               

Orientar os alunos sobre os efeitos das drogas no organismo e os possíveis prejuízos ao desenvolvimento humano e à saúde mental; Averiguar o nível de conhecimento dos alunos sobre drogas lícitas e ilícitas;  Realizar orientação sobre o tema para os participantes por meio de atividades lúdicas e interativas; Averiguar a evolução do conhecimento acerca do tema.

 

PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (POP)              

Realizar orientação profissional aos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Diocesano Santa Luzia. Possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos de maneira saudável no 3º ano do Ensino Médio; Gerenciar o nível de estresse na escolha profissional; Fornecer suporte na escolha profissional.

 

PRIVILEGIANDO EXPERIÊNCIAS: PSICOLOGIA NO AMANTINO CÂMARA

Nas últimas décadas houve muitas melhorias na qualidade de vida do brasileiro, aumento da expectativa de vida da população, que hoje vive me média 76 anos. Por isso, faz-se necessário preparar e intervir na população idosa para manutenção da saúde física e mental nesta etapa da vida. Em vista desta necessidade, os nossos alunos entrarão com conhecimentos e técnicas orientadas para auxiliar os idosos neste processo de adaptação e de busca pela formação de novos vínculos. Assim, esse projeto tem como objetivos: Criar compreensões acerca do envelhecimento e da estadia em uma instituição de cuidado especializado para idosos; Rastrear o perfil dos participantes; Desenvolver intervenções e atividades voltadas às barreiras emocionais e sociais enfrentadas pelos participantes; Desenvolver atividades multiprofissionais com os extensionistas de outras áreas de atuação.

 

COORDENADORA DE PESQUISA E EXTENSÃO

Drª. Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura
E-mail: extensao@catolicadorn.com.br

 

ANAIS

E-BOOK I CONCED - 2019

I CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO - 2019

II CONGRESSO CIENTÍFICO - 2018

I CONGRESSO CIENTÍFICO - 2017